SOBRE A TECNATUS

A Tecnatus é uma incubadora de empresas que apoia o empreendedorismo, a inovação e a geração de novos negócios. Situada no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na cidade de Natal, a Incubadora oferece orientação para a criação e desenvolvimento de empreendimentos inovadores de base tecnológica nas áreas de Engenharia, Química e Ciências Exatas e da Terra.

Missão

Incentivar e promover o empreendedorismo e a inovação nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Ciências Exatas e da Terra através da interação entre universidade, governo, empresas e sociedade em geral. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Visão

Ser referência como um ambiente de transformação de ideias em resultados de forma sustentável nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Ciências Exatas e da Terra.

Valores

Ética, comprometimento, respeito, responsabilidade, confiabilidade, próatividade, sustentabilidade e consciência ambiental.

Como faço para participar?

Após ler atentamente o edital, é necessário realizar a inscrição acessando o SIGEventos. Por meio desse sistema, é possível preencher os dados iniciais, anexar a sua proposta e gerar GRU de pagamento da taxa de inscrição.

Como sei do resultado?

Os resultados das avaliações são publicados no site oficial da incubadora dentro dos prazos previstos no cronograma disposto em edital.

Quem pode submeter projetos?

Alunos, egressos e empresas que possuam ideias inovadoras, interesse em novos negócios e estejam desenvolvendo soluções tecnologicamente novas ou com melhorias significativas em produtos ou processos. Se sua proposta envolver unicamente a prestação de serviços, não poderá ser admitida no Sistema de Incubação por não atender o perfil da incubadora.

Pré-incubação

Período de 12 meses prorrogáveis por mais 6 meses. Nessa etapa, o empreendedor recebe orientação para desenvolver sua ideia desde os aspectos iniciais inerentes à constituição de uma empresa até a emissão de sua primeira Nota Fiscal (ou criação de CNPJ).

Incubação

Período de 24 meses prorrogáveis por mais 12 meses até sua graduação. Nessa etapa, a empresa incubada recebe apoio técnico e comercial visando escalar e conquistar novos mercados.

Como funciona o programa?

Uma vez admitidas no Sistema de Incubação, as startups serão avaliadas em seu processo de desenvolvimento. Após o diagnóstico individualizado para identificar as demandas de cada empresa é traçado um plano de ação para cada empresa com cronograma de reuniões, capacitações, mentorias, oficinas e outras tarefas. A empresa precisa ser assídua nas reuniões propostas e cumprir as deliberações estabelecidas em comum acordo nas sessões de mentorias dentro do prazo acordado.

Quais os benefícios?

Mentorias com empreendedores e executivos de mercado; Apoio em projetos de captação de recursos nacionais e internacionais; Conexão com empresas do ecossistema empreendedor universitário; Apresentação para investidores; Networking e troca de conhecimento; Apoio em ações de visibilidade na imprensa local e nacional; Participação em eventos; Ambientes para realização de eventos de diferentes portes, como auditórios e salas; Salas de reunião e videoconferência; Capacitações, oficinas e mentorias; Disseminação e sensibilização da cultura de empreendedorismo e inovação; Desenvolvimento dos empreendedores enquanto líderes e aspectos de relacionamento interpessoal; Conexão entre empreendedores incubados com potenciais parceiros, investidores, sócios e mentores;